sábado, 29 de janeiro de 2011

PSP 2, a evolução!!!


A evolução dos videogames portáteis até Sony NGP

Com o anúncio do Sony NGP no dia último dia 27 - o famoso "PSP 2" -, a indústria dos games portáteis chega a um novo patamar, que será marcado pela competição de aparelhos touchscreen com processamento gráfico tão bons quanto o PlayStation 3. Com isso, os usuários vão desfrutar dos botões físicos e de elementos na tela totalmente interativos.
Touchscreen do NGP (Foto: Divulgação)Touchscreen do NGP 
Mas como a indústria chegou nesse patamar? Precisamos voltar, então, para o ano de 1976, na época do Atari e do Magnavox Odyssey, e entender a origem dos videogames portáteis, uma categoria totalmente à parte da indústria dos games.
Geração Game & Watch
Game Watch (Foto: Divulgação)Game Watch
Em 1976, a Mattel - sim, a criadora da Barbie - deu o primeiro passo nesse ramo ao criar o primeiro aparelho do tamanho de uma calculadora para se jogar games. Auto Race era um aparelho de mão que funcionava sem controles digitais, mas sim, alavancas, com os carros na pista para fugir de obstáculos.
No entanto, o novo formato de videogame só emplacou em 1980, com o lançamento do Game & Watch, da Nintendo.
Criado pelo engenheiro eletrônico e designer de games Gumpei Yokoi, o mestre de Shigeru Miyamoto (criador do Mario), oG&W consistia em uma série de aparelhos com um único jogo, em geral reproduções de bolsos dos clássicos da Big N nos fliperamas. Gumpei projetou no total 59 games para o aparelho, entre 1980 e 1991. Depois dessa série, os games da empresa passaram a ser reproduzidos em consoles de cartuchos.
Nintendo Game Boy (Foto: Divulgação)Nintendo Game Boy 
Em 1989, o Game Boy surgiu na indústria e revolucionou o mundo dos games (e até político). Tetris, um jogo soviético, foi lançado no mercado ocidental junto com versões diferenciadas dos jogos de Mario. Mas foi somente em 1996 que o GB veio mostrar a que veio: Lançou as versões Red e Blue de Pokémon, permitindo que jogadores conectassem seus consoles através do Cabo Link para jogar um contra um. O game foi e é um sucesso até hoje. Para se ter uma ideia, em 1998, as vendas de Pokémon representavam, sozinhas, 18% da indústria, junto com as de Game Boys. Até hoje, é o jogo mais vendido da história, com 10,4 milhões no Japão e 8,6 milhões nos EUA.
Nintendo DS (Foto: Divulgação)Nintendo DS 
Depois de todas as evoluções possíveis doGame Boy - Color, Advance e SP -, oNintendo DS chegou ao mercado em 2004 para antecipar o que o iPhone foi em 2007.
Os jogadores pegaram suas canetas stylus e passaram a interagir com a tela touchscreen resistiva do aparelho, fugindo um pouco dos botões físicos.
No mesmo ano do DS, a Sony não deixou barato e entrou na disputa. Ao contrário do Atari Lynx e de outros diversos portáteis que apenas tentaram se lançar entre os handheld, o PlayStation Portableconseguiu ficar no mercado pelo forte apelo da marca, além de sua excelente gráfica. E será que o NGP manterá essa qualidade frente ao 3DS, que está para ser lançado?
  •  
Uma coisa é fácil pensar: 3DS é para quem quer um Nintendo 64 com 3D saltando da tela. O NGP é ousado, querendo ser o PS3dos portáteis. Só o tempo e os preços dirão qual será o vencedor da nova disputa.
 PSP2, ligeiramente maior que seu predecessor (Foto: Divulgação)PSP2, ligeiramente maior que seu predecessor

Nenhum comentário:

Postar um comentário