Moradores de Stoney Fork, em Kentucky, reclamam de invasões de animais.
Espécie foi levada ao estado em 1997 com programa ecológico e turístico.
Após receberem diversas reclamações de moradores de Stoney Fork, em Kentucky, nos Estados Unidos, autoridades de meio ambiente da cidade autorizaram a caça de alces que entrarem em propriedades particulares durante janeiro e fevereiro, quando a neve que cai nas montanhas empurra os animais, em busca de comida, para áreas com residências.
Mas os alces se reproduziram e somam hoje cerca de 10.000 exemplares. Em Stoney Folk, o espaço ficou pequeno para humanos e animais. Moradores da cidade dizem que os alces destróem cercas, pisoteiam jardins e causam muitos acidentes em rodovias. Mais de 100 alces morreram em colisões com carros desde 2005, segundo relatório oficial enviado à AP.A medida é contrária a uma outra adotada em 1997, quando ambientalistas introduziram uma população de 1.500 alces em 14 regiões do estado como parte de um programa ecológico e turístico. A iniciativa visava a introduzir o animal no local que habitava até a metade do século 19, quando a espécie foi dizimada durante a guerra civil nos EUA, sobretudo pela caça excessiva.
Apesar de não ter sido registrada nenhuma morte de humanos em acidentes de carro que colidem com alces, residentes de Stoney Folk reclamam dos prejuízos. Lou Brock bateu em dois alces há cerca de um mês e o estrago em seu carro vai custar US$ 9.000. "Eles são animais ignorantes. Se veem faróis, correm em direção a eles", disse à AP.
"Quando começaram a trazer os alces aqui, achei que poderia ser uma coisa boa. Não foi", diz Nelson Short, outro morador, de 73 anos, que participou de uma caçada recente autorizada pelo município para atirar em alces, com 35 vizinhos. O dia da caça terminou com 13 alces mortos.
A permissão para caçar os animais depende de uma série de restrições, mas oficiais de meio ambiente de Kentucky acreditam que a medida ajudará a espantar os animais de volta a montanha, onde biólogos armaram armadilhas para capturar alces e levar para outras regiões no estado que não desenvolveram os mesmo problemas que Stoney Fork.
Nenhum comentário:
Postar um comentário