terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Exuberância em teias

Muitas pessoas admiram a beleza e performance de um cão, o jeito brincalhão e independente de um gato, mas tem um bichinho que tem feito a alegria de outras pessoas: As ARANHAS, isso mesmo, aquelas que estamos acostumados a ver em filmes de terror, enormes e peludas e de movimentos peculiares e ligeiros.

Se levarmos em consideração só o que vemos na televisão podemos ter certeza de que não vimos nada e não sabemos nada a respeito.

Pois bem, o Brasil é um dos países com a maior diversidade aracnídea no mundo, temos aranhas de todas as cores e de todos os tamanhos, as preferidas entre os criadores são da família theraphosidae, as conhecidas tarântulas que no nosso país chamamos de caranguejeiras, isso por causa do seu tamanho, pelagem e diversificação geral.

Aviculária versicolor
Na foto ao lado, podemos começar a entender o que chama a atenção. A Aviculária versicolor é originária das Ilhas do Caribe e adora aproveitar o clima tropical de cima das árvores, chega a 16 cm de comprimento e não tem veneno ativo no homem. Mas qual a vantagem de ter um bicho desse em casa? Segundo alguns criadores, ter uma tarântula dessa em casa é como ver uma obra de arte em movimento. Sua elegância ao fazer qualquer movimento chama a atenção, mas tem gente que prefere peixinho dourado, hamster e ratinho de laboratório! Algumas vantagens são reais, não fazem barulho, não tem mal cheiro e da muito menos trabalho de cuidar, geralmente comem uma vez a cada semana. Sem contar que alguns criadores fazem terrários que reproduzem uma floresta de verdade.
Theraphosa blondi

No norte do país, temos também a maior aranha do planeta,  a Theraphosa blondi, conhecida como goliath eater bird (golias comedora de pássaros) pode passar facilmente dos 30 cm e não tem veneno ativo no homem. Com a devastação da floresta amazônica essa espécie tem tido seu número reduzido, já que são territoriais e sua procriação é muito pequena. Se engana que pra se defender ela pica, ela tem outro tipo de defesa, com as patas traseiras ela esfrega a parte de cima do abdômen e solta pêlos pelo ar, esses pêlos são altamente urticantes e ficam coçando por um bom tempo.

Poecilotheria metalica
A mais procurada entre as tarântulas é uma espécie indiana,  a gooty sapphire ornamental (Poecilotheria metalica), conhecida como pokie no Brasil. Sua beleza é indiscutível, tem temperamento um pouco agressivo e tem veneno ativo no homem (veneno causa dor local atenuante) mas nada parecido com o veneno de uma aranha armadeira, ou aranha marrom. Ela pode chegar a 18 cm de comprimento e tem uma velocidade fora de série. Mesmo com alguns contra é uma das aranhas mais desejadas, nos E.U.A. seu valor já chegou a custar U$ 2.000,00 (dois mil dólares) isso fez com que fosse muito procurada nas florestas do Sri Lanka e Índia. Mas, ainda bem que não corre o risco de extinção, que infelizmente não é o caso da mexicana Brachypelma smith conhecida como red knee (joelhos vermelhos).
Brachypelma smith
Por causa de seu temperamento altamente dócil ela se tornou a preferida pra criadores iniciantes na América do Norte e Europa, sem contar que nessas regiões são as preferidas das crianças e mais aceitável entre as mulheres, essa é a Golden Retriever (raça canina)das aranhas. Por causa da exploração comercial, aumento da área urbana, alteração climática e devastação desértica no México essa aranha tem sido encontrada mais facilmente nas mãos de criadores e lojas de animais e não na natureza. E esse pode ser o futuro de muitas espécies no Brasil.

Pet Hobbysmo

Aviculária versicolor
O "PET HOBBYSMO" é um grupo que tem como membros criadores de diversas espécies exóticas de animais e artrópodes como cobras, lagartos, rãs, geckos, escorpiões e as aranhas. Estudando muito a respeito de comportamento, alimentação, habitat entre outros, o grupo divide entre si uma imensidão de conhecimento. E, com eles encontramos espécies aracnídeas que ja estão quase extintas.



Brachypelma boehmei
Mas se engana quem acredita que nesse grupo existam mateiros e coletores de animais na natureza, são todas espécies criadas em cativeiro. O grupo age de forma discreta e suas negociações são entre si, pois a criação e venda são proibidas no Brasil, diferente acontece em países de primeiro mundo em que você pode comprar uma aranha, uma cobra ou um lagarto em qualquer casa de animais.



Heteroscodra maculata
O grupo busca a legalização da criação por meios diversos, e contribuem pra que essas espécies não sumam de suas respectivas regiões duma forma ecológicamente correta.
Se você se interessou pelo trabalho desses criadores ou quer saber mais sobre diversas espécies de aranhas é só acessar o blog http://aracnohobbybrasil.blogspot.com/  onde não apóiam a venda, e a troca de informação é rica entre aracnólogos, biólogos e hobbystas.

2 comentários:

  1. são varias aranhas espetaculares algem sabe qual é a maior aranha do brasil?

    ResponderExcluir
  2. "No norte do país, temos também a maior aranha do planeta, a Theraphosa blondi, conhecida como goliath eater bird" (foto na matéria)

    ResponderExcluir