'Born this way' tem letra e melodia semelhantes a 'Express yourself'.
G1 mostra as semelhanças entre as duas faixas; ouça e compare.
Após semanas de divulgação prévia na internet e uma intensa campanha de marketing, Lady Gaga lançou nesta sexta-feira (11) "Born this way", o primeiro single de seu próximo álbum, de mesmo nome. O lançamento, que por si só já seria suficiente para colocar a artista pop no topo dos assuntos do dia, ganhou ainda mais repercussão após fãs de Madonna, e da própria Gaga, escreverem no Facebook e no Twitter que a faixa imita “Express youself”, um dos grandes hits de Madonna.
Ouça e compare trechos do refrão, daintrodução e do final das músicas "Born this way" (autora: Lady Gaga; intérprete: Lady Gaga) e "Express yourself" (autores: Madonna e Stephen Bray; intérprete: Madonna). Se preferir, escute as faixas completas no site oficial de Lady Gaga e no canal de Madonna no YouTube.
O termo “Express yourself” entrou entre os tópicos principais do microblog ao lado de #bornthiswayfriday. A palavra-chave foi criada pela equipe de marketing de Gaga para que os seguidores da artista a usassem no Twitter com o objetivo de estimular a audição da canção inédita. A cantora é dona do perfil mais popular do site.
Ouvir “Born this way” e lembrar de “Express yourself” é uma associação quase imediata. Além da produção musical (batida, vocais) ser semelhante à fase de Madonna do final dos anos 1980 e 1990, a própria letra da música tem temática semelhante.
As duas músicas falam sobre liberdade sexual e amar a si mesmo. Ainda que tenha sido adotada pelos gays, Madonna toma o viés da independência feminina. Já Gaga expande o conceito para o universo LGBT e questões raciais. Mas é a maneira como as artistas abordam esses assuntos que rende mais comparações.
Versos e rimasAmbas as faixas começam em tom de discurso. “So hold your head up girl and you'll go far/ Listen to me when I say"*, avisa Gaga, em "Born this way".
“Come on girls, do you believe in love? ‘Cause I got something to say about it, and it goes something like this”, escreveu Madonna há quase 20 anos.
Com as rimas, o mesmo se repete. Enquanto “Express yourself” utiliza “hey” em diversas vezes, Gaga se aproveita de “way” (de sonoridade semelhante) e também de “hey”.
Em outra passagem, o tom de autoafirmação também é similar, inclusive com as mesmas palavras:
“And when you're gone he might regret it; think about the love he once had/Make you feel like a queen on a throne/Make him love till you can’t come down”, escreveu Madonna.
“Don't hide yourself in regret/ Just love yourself and you're set/ Don’t be a drag, just be a queen”, diz Gaga.
Comparações antigasVale lembrar que essa não é a primeira vez que Lady Gaga é acusada de imitar Madonna, que, bem ou mal, serve de referência para praticamente todas as cantoras pop que surgiram nos últimos 20 anos.
Gaga apenas parece se mostrar influenciada de maneira mais explícita. Quando o clipe de "Alejandro" foi lançado, ele foi comparado justamente com o videoclipe de "Express yourself". A cantora também copiou o famoso sutiã de cone desenhado por Jean Paul Gaultier - mas em uma versão com armas de fogo. Ela, assim como Madonna, também defende abertamente às causas gays, como o vídeo que publicou no ano passado pedindo o fim do tabu homossexual no exército americano.
Em 2009, o humorístico "Saturday night live" reuniu as duas artistas que, vestidas praticamente com a mesma roupa, simularam uma briga ao vivo. Tratava-se de uma brincadeira em relação aos boatos de que são rivais na vida real.
Resta saber agora se Madonna irá ouvir "Born this way" e levar essa nova "homenagem" na esportiva mais uma vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário