A indústria de jogos está em negação. É um fato. Temos atualmente dois jogadores previsíveis no mercado, Sony e Microsoft, e um imprevisível, que vem se tornando cada vez mais previsível, Nintendo.
Se o mercado fosse completamente previsível, Microsoft dominaria facilmente e com superioridade financeira. Sony manteria uma boa parcela com sua experiência em eletrônicos.Nintendo seguraria a lanterna com seus jogos sempre para um mesmo público.
Mas o Oceano Azul em que a Nintendo entrou, era imprevisível. A lanterna toma a dianteira e o cavalo azarão é quem melhor paga nas apostas da corrida. No entanto, a Nintendo não parece querer ficar no Oceano Azul, o Nintendo 3DS é um produto de Oceano Vermelho.
Para onde o mercado está indo agora? As regras do jogo mudaram e de alguma forma continuaram as mesmas. Os cenários estão mais previsíveis, apesar de não podermos prever o caos, também conhecido como, alguma empresa ou fazer algo muito idiota ou sem querer algo muito inteligente.
Não é tão frequente, mas às vezes uma empresa tropeça em ouro por acidente, como aUbisoft com Just Dance. Elas não sabem realmente o que estão fazendo quando isso acontece. Assim como outras pensam saberem o que estão fazendo e tudo explode na cara delas, ficando confusas sobre por que não deu certo.
Prever como será a batalha do Nintendo 3DS contra o Sony NGP não está muito difícil. Um palpite pessoal seria de 80 milhões para o 3DS contra 50 do NGP, mas fatores externos provavelmente alterariam essa previsão.
Primeiro, quem a indústria quer que vença essa batalha? A resposta é: Ninguém. O melhor cenário para a indústria é uma batalha de Oceano Vermelho, como Xbox 360 vs PlayStation 3. Para a indústria não é nem proveitoso um monopólio da Nintendo como era na época doGameBoy como uma vitória total da Sony que as deixe sem opção.
Enquanto Nintendo 3DS e Sony NGP estiverem brigando, Nintendo e Sony lutarão para conseguir apoio para seus consoles. Como quando o PlayStation 2 dominava o mercado e rapidamente as produtoras começaram a se vender para a Microsoft, quebrando várias exclusividades. Porque a melhor forma de se lucrar em uma guerra, é vendendo armas.
Isso significa que muitas das notícias que chegam até nós, são pré-manipuladas pela indústria para criar momentum a favor ou contra o console que estiver se sobressaindo mais.
Durante um ano, tudo que se falou era como o Nintendo 3DS era incrível, de repente várias notícias negativas surgem. Ninguém teve acesso a mais informações sobre o portátil, elas simplesmente surgem do nada, um mês antes da revelação do NGP.
Para descobrir a direção que o mercado vai seguir de verdade, precisamos analisar quais informações são relevantes e quais são meramente distrações.
Comecemos pelo Nintendo 3DS. Um dos grandes sites de jogos (se não o maior), IGN, mencionou que o efeito 3D não adiciona tanto assim aos jogos, algo que todos já poderiam ter percebido desde a revelação do portátil. Esse é o principal motivo pelo qual o 3D não adiciona o que chamamos de "Inovação de Valor" na estratégia do Oceano Azul.
A estratégia do Oceano Azul difere muito claramente como a tela de toque era uma "Inovação de valor", pois atendia uma necessidade real, enquanto o efeito 3D é uma "Inovação tecnológica", que tem por características ser cara, pouco difundida e o que chamaríamos de "inovar por inovar", sem adicionar valor.
Comecemos a falar do NGP. A troca de nome é boa idéia, porque o portátil da Nintendo terá que encarar o que chamamos de taxa de rejeição, uma parcela do público que comprou umNintendo DS e acredita que ele poderia ter sido melhor aproveitado. Estes rejeitarão o 3DSpor não quererem comprar o que acreditam ser outro produto que será mal aproveitado.
Mas no fim das contas ele sofre do mesmo problema que o 3DS sem o efeito 3D e que o PSPsofreu/sofrerão. Não são portáteis, são consoles de bolso. se tem algo que o PSP provou é que o mercado de portáteis e consoles é diferente, as pessoas não querem um jogo dePlayStation 2 reduzido para jogar fora de casa, não encaixa.
Tanto 3DS como NGP parecem ter esquecido que o Nintendo DS venceu o PSP, porque ambos herdaram o legado do portátil da Sony com jogos que parecem versões encolhidas dos videogames. Tem como isso dar certo?
Assim como o Nintendo Wii criou uma ruptura no modelo das duas empresas, os portáteis que esqueceram de ser portáteis estão criando um vácuo que poderá ser substituído por alguém.O cenário do 3DS vs NGP se tornou o mesmo do Xbox 360 vs PlayStation 3. Agora alunos, rápida aula de história, o que acontece quando duas empresas ficam brigando pela mesma fatia de mercado? Uma terceira leva o bolo.
Seria finalmente a hora que os SmartPhones atacariam o mercado dos portáteis? Ou surgirá um novo oponente inesperado?
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