segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Shelby GT350 é barulhento e veloz como um trovão

Teste de protótipo não deixa dúvidas: vem aí o melhor Mustang de todos os tempos

Motor Trend
Shelby GT350 2011 tem 532 cavalos sob o capô, só esperando para serem soltos
Nós andamos em muitos Mustangs. Na verdade, devido ao aparentemente inesgotável número de versoes, é capaz que testemos mais Mustangs do que qualquer outro carro. O fato é que nós testamos um monte deles. E adivinhe só? O Shelby GT350 é rápido pra caramba. Pode-se até dizer que ele é historicamente rápido.
Nós vamos falar do quanto ele é rápido logo mais, mas vamos primeiro discutir o que constitui o novo GT350. Ele é baseado no Mustang GT 2011, aquele com o V8 5.0 litros 32 válvulas que perdeu uma corrida no circuito de Willow Springs por menos de um décimo de segundo para um BMW M3. Essa é uma senhora plataforma inicial para um Shelby. Adicione um supercharger Whipple (US$ 7 mil ou cerca de R$ 11,2 mil), escapamento Borla, amortecedores ajustáveis Ford Racing, camber plates ajustáveis, um respeitoso conjunto de freios Baer de seis pistões na frente (US$ 3.995, cerca de R$ 6.400) e discos de freio Eradispeed atrás, e você terá uma bela receita para quebrar tudo no melhor estilo Shelby.
Há também diversos apêndices aerodinâmicos, uma enorme entrada de ar sobre o capô, um spoiler traseiro, lanternas traseiras renovadas, coberturas sobre as janelas traseiras e alguns emblemas GT350 exclusivos. Sem falar nas gigantescas listras longitudinais. Já no interior, a Shelby jogou couro azul sobre o couro preto e bordou a assinatura de seu fundador Carroll nos apoios de cabeça. Ah, a assinatura também está em uma placa com o número do chassis na frente da alavanca do câmbio. Mas veja bem: o carro que testamos era um veículo de pré-produção. O carro final tem painéis diferentes, melhor integrados, além de um ou outro emblema diferente.
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GT350 foi montado com a base to Shelby GT 2011, mas conseguiu ser mais feloz que o GT500 nos testes
Sabe qual é a minha parte absolutamente favorita do novo Shelby GT350? O som. A Shelby construiu o anti-Lexus. O que quer que fosse o contrário de silencioso, o GT350 agora é a nova definição. O barulho vem de todos os lados. Vento, pneu, escapamento, supercharger e motor, tudo tem seu papel, como músicos em uma banda – algo como músicos escandinavos de black metal em uma sessão de improviso regada a álcool. Todos esses elementos sônicos se combinam para formar uma música pesada, harmoniosa e trovejante.
Em aceleração forte, você poderá jurar que está sentado no V8 Interceptor de "Mad Max" quando o blower é acionado. A melodia é um misto de uivo e rugido raivoso e agressivo. Tudo culpa do escapamento Borla e do supercharger Whipple da Ford Racing. A desaceleração (ou simplesmente levantar o pé) soa ainda melhor quando o supercharger Whipple produz sons como a Millennium Falcon saindo do hiperespaço e os canos de escape centralizados imitam uma área de testes de granadas de mão. É como uma rajada. Acontece um “Rá-tá-tá-tá-tá...” toda vez que você tira o pé. Eu simplesmente adoro.
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Motor V8 5.0 litros de 32 válvulas foi reconfigurado e terminou com 114 cv extras
O bólido chega aos 100 km/h ligeiro como um supercarro, precisando de apenas 3,7 segundos. Um pouco de comparação cai bem. O Mustang GT 2011 de 418 cv leva 4,4 segundos para chegar aos 100 km/h, o que é impressionante, mas completamente derrubado pelo Shelby.
GT500 2011 projetado pela SVT (apesar de rotulado como Shelby) com seu parrudo V8 5,4 litros de 558 cv precisa de 4,2 segundos para chegar aos 100 km/h. Então obviamente o GT350 simplesmente tem mais potência, certo? Errado! De acordo com a Shelby, o GT350 produz “apenas” 532 cavalos. Será o peso? Bem, o GT500emagrecido pesa 1.728 kg, ao passo que o GT350 pesa 1.717 – uma diferença de apenas 11 kg, ou uns 15 litros de gasolina. A verdade é que o GT350 simplesmente usa melhor a potência. Precisa de outro exemplo? O Shelby Super Snake produz 760 cv, mas precisa de 4,1 segundos para atingir 100 km/h.
O mesmo é verdade para o quarto de milha. O Mustang 5.0 a percorre em 12,7 segundos a 179,6 km/h. Nossa melhor passagem no brutal Shelby GT500 foi 12,5 segundos a 185 km/h. No GT350? Você está sentado? 12 segundos cravados a 195,3 km/h. Claro, o Super Snake que citamos também percorre os 402,25 m em 12 segundos cravados, mas registra apenas 193,2 km/h. Isso quer dizer que o Shelby GT350 2011 é o Mustang de produção mais rápido que já testamos. Fim de papo. Bem, fim de papo para o Mustang. O Corvette Z06 Carbon 2011 também precisa de 3,7 segundos para chegar aos 100 km/h, embora o carro 270 kg mais leve vença o quarto de milha em 11,6 segundos a 198,9 km/h. Ainda assim, esse Shelby brinca como gente grande.
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Novo Mustrang cravou o zero a 100 km/h em apenas 3,7 segundos
Isso ainda não é o fim da história. O GT350 2011 vem em três sabores: Quente (naturalmente aspirado), Extra-apimentado (a cobra peçonhenta que testamos) e Insanidade Total, que chega ao comprador com um supercharger opcional para 633 cv. Além disso, esse Shelby vem com amortecedores Ford Racing simplesmente fabulosos, fazendo dele o Mustang com um dos melhores, se não o melhor, comportamento que já dirigimos. Os números do GT350 confirmam essa promessa. A aceleração lateral média é 1,05 g e o novo Shelby percorreu nossa pista em formato de oito em 24,1 segundos com uma aceleração lateral média de 0,86 g.
Então, aqui está um rápido resumo: o Shelby GT350 2011 é o Mustang mais rápido, mais sonoro e de melhor comportamento nos quais já pusemos as mãos.

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