sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pesquisa lista 25 espécies de tartaruga mais ameaçadas do mundo


Ásia tem 17 das espécies com alto risco de extinção.

Em Galápagos, no Equador, 'George' é o último de sua espécie.

Pesquisa realizada pela Wildlife Conservation Society (WCS) em parceria com a Turtle Survival Coalition listou as 25 espécies de tartaruga mais ameaçadas no mundo. A maior parte é pressionada por caça ilegal e perda de habitat natural, segundo o estudo.
O nível de ameaça a algumas espécies é tão alto que existem populações com menos de cinco indivíduos, como no caso das tartarugas gigantes yangtze, que têm apenas quatro exemplares ainda vivos na China, de acordo com o estudo.
tartaruga (Foto: Divulgação)Exemplar da tartaruga yangtze é fotografado no Vietnã. 
Já a tartaruga gigante conhecida como "solitário George" vive no Parque Nacional de Galápagos, no Equador. O animal tem mais de 90 anos de idade, é o último representante de sua espécie e veterinários têm fracassado na tentativa  de fazê-lo reproduzir com fêmeas de outra linhagem.
De acordo com o relatório, outras espécies de tartaruga também correrão perigo de extinção nas próximas décadas caso não sejam tomadas medidas rígidas de conservação da natureza.
Das 25 espécies mais ameaçadas atualmente, a pesquisa lista 17 da Ásia, 3 da América do Sul, 3 da África, uma da Austrália e outra que vive na América Central. Segundo a pesquisa, o motivo de a Ásia ter o maior número de espécies ameaçadas está relacionado à caça ilegal para alimentação, domesticação animal e produção de remédios de medicina tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário