domingo, 4 de dezembro de 2011

Leão senta em chacal, que se irrita e morde juba

Comportamento inédito, segundo especialistas, foi registrado por armadilha fotográfica.


O raro confronto entre um leão africano e um chacal-de-dorso-negro foi registrado por uma armadilha fotográfica, na Namíbia. O leão, aparentemente sem perceber a presença do chacal à beira de um poço d'água, senta em cima dele.
O animal, muito menor que o rival, reage de forma agressiva e até morde a juba do leão. "Tanto os leões como os chacais bebem água nos poços à noite, então é incomum ver os animais no local durante o dia. Algumas vezes, já testemunhamos chacais enfrentando carnívoros maiores como hienas, mas nunca vimos um chacal sendo tão agressivo com um leão, nem conseguimos achar qualquer registro disso", disse à BBC Brasil o fundador e diretor do Centro de Pesquisa de Ongava, Ken Stratford.
"Como se alimentam predominantemente de animais mortos, os chacais costumam ser muito cautelosos em relação a encontros potencialmente perigosos e normalmente fogem em vez de lutar com outros predadores." Apesar da provocação do chacal, o leão não parece interessado em brigar.
"Para o leão, o chacal é apenas um incômodo. Não é uma ameaça real, nem uma possível presa. Por isso, o confronto não se prolonga", explica Stratford.
Chacal ataca leão durante confronto batizado de "Davi versus Golias", fotografado na Namíbia (Foto: Ken Stratford, Ongava Research Centre/BBC )Chacal ataca leão durante confronto batizado de "Davi versus Golias", fotografado na Namíbia (Foto: Ken Stratford, Ongava Research Centre/BBC )
Prêmio
A imagem do chacal desafiando o leão foi a vencedora do Prêmio Camera-trap Photo of the Year 2011, da revista BBC Wildlife, que seleciona as melhores fotos realizadas com armadilhas fotográficas. Um dos jurados da competição descreveu a imagem, que derrotou centenas de fotos inscritas, como um momento "Davi versus Golias".
"A foto impressionou os jurados porque levanta tantas perguntas: o que o chacal estava 'pensando'? Isso é um olhar de surpresa do leão? E, claro, o que aconteceu em seguida? Um exemplo incrível de comportamento animal", disse Richard Edwards, diretor do ARKive.
Na primeira foto de uma sequência, o chacal se aproxima do leão, que está próximo a um lago (Foto: Ken Stratford, Ongava Research Centre/BBC)Na primeira foto de uma sequência, o chacal se aproxima do leão, que está próximo a um lago (Foto: Ken Stratford, Ongava Research Centre/BBC)
O chacal se aproxima por trás do leão... (Foto: Ken Stratford, Ongava Research Centre/BBC)O chacal se aproxima por trás do leão... (Foto: Ken Stratford, Ongava Research Centre/BBC)
... que confere um golpe no chacal com o rabo (Foto: Ken Stratford, Ongava Research Centre/BBC)... que senta em cima do animal (Foto: Ken Stratford, Ongava Research Centre/BBC)
Após ser atingido pelo golpe, o chacal corre... (Foto: Ken Stratford, Ongava Research Centre/BBC)Após ser atingido pelo golpe, o chacal consegue escapar... (Foto: Ken Stratford, Ongava Research Centre/BBC)
... mas volta para brigar com o felino, como se fosse tirar satisfação pelo ocorrido. (Foto: Ken Stratford, Ongava Research Centre/BBC)... mas volta para brigar com o felino, em uma disputa batizada de "Davi versus Golias" (Foto: Ken Stratford, Ongava Research Centre/BBC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário